Reflita comigo: Como anda a sua capacidade de planejar seus dias e sua vida? No trabalho, muitos profissionais são incentivados a fazer um plano de carreira ou de estudos, metas a serem atingidas, mas, e na vida pessoal, como é que fica?
Geralmente, o plano de vida pessoal vai sendo adiado, e fica guardado na sua mente, repleta de "eu queria isso...", "eu queria aquilo..."; e o tempo passa e nada acontece.
Claro! Primeiro porque você tem que dizer "Eu quero . . .", e mais do que ficar dizendo, precisa escrever seus planos pessoais. Você quer saber qual o segredo do sucesso? Ter um plano de vida no papel! Porque será que tudo o que é importante em nossas vidas é por escrito (certidão de nascimento, de casamento, registro de imóveis, etc.) e o nosso plano de vida, mais importante que tudo isso, fica só vagando pelos pensamentos?
Se é o seu caso, acredito que é porque fomos condicionados desde a infância (principalmente as mulheres) a colocar tudo e todos em primeiro lugar e só depois pensar em você. Se você vive a vida como a folha que voa de acordo como vento, tipo Zeca Pagodinho "Deixa a vida me levar...", não consegue ser feliz porque não tem controle sobre os acontecimentos da sua vida.
Se quer ser bem-sucedido e feliz, você precisa traçar seu plano de vida pessoal, que vai lhe trazer mais segurança e autoconfiança no processo de crescer e aprender a viver melhor. Mas preste atenção: é o seu plano de vida e não o plano de vida que os outros desejam para você.
Escreva suas metas, de todas as áreas da sua vida, separadas em curto, médio e longo prazo, e leia-as todos os dias, veja todos os detalhes de cada cena, ouça os sons e falas das pessoas que estão nesse contexto e sinta a emoção de vitória. Escreva também os planos e ações para alcançar cada meta.
No finzinho do ano passado conversei com um amigo muito querido que fiz no trabalho. Ele se chama Alex (mesmo nome do meu amado irmão) e falamos sobre fazer uma lista com as metas para 2012, e combinamos de fixá-la num local visível e lê-la todos os dias. Bom, não sei se ele fEz. Sei que depois de toda esse inspiração para escrever (e olha que tem muito tempo que não escrevo) estou indo fazer a minha.
Bom 2012 à todos, e quem quiser compartilhar suas listas, estou à disposição para compartilhar uma vida!
Amo vocês meus amigos.
Danúbia Almeida - 8/01/12
Nenhum comentário:
Postar um comentário